Hoje existe uma discussão enorme acerca da constitucionalidade ou não do exame de admissão do bacharel em Direito para habilitar-se a exercer a advocacia. O índice de aprovação nacional ultimamente está na marca dos 10%. Mas e o médico veterinário, o dentista, o economista, o nutricionista? Não, não há exame para habilitação dessas e outras profissões.
A sociedade cobra tanto dos bacharéis em Direito e da classe dos advogados, mas esquece também de olhar pro próprio umbigo. Esses dias meu vizinho veio discutir sobre o exame da OAB, sobre a vergonha em relação ao número de reprovação nacional, sobre as faculdades que lançam bacharéis despreparados para exercer a profissão e tal. Ele disse que no curso dele (que é medicina veterinária) só se formam os preparados para o mercado, muito diferente do curso de Direito. "Aham, senta lá, Claudia!"
Eis que um belo dia ele (o próprio, meu vizinho) pediu para eu imprimir uma apostila do curso dele, disponibilizada na área do aluno no site da universidade que ele cursa. Tcharammm!!!!! Histórico do Acadêmico: média: 4,5 , outras 5,5 e por aí vai. Ao lado de váááárias disciplinas (eu disse: várias) havia a sigla "RD" e ao final tinha uma legenda assim: RD = reprovado direto. Seja por insuficiência de nota para aprovação, seja por excesso de faltas... que vergonha!
Pois é. Vamos parar de prepotência e olhar pro próprio umbigo? Cuidado, pode ter uma sujeirinha, viu? #Ficaadica