quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Colecionador de medalhas

Há alguns anos a corrida de rua vem tomando grandes proporções e ganhando pódium como sendo o esporte que mais cresce. Fato!
Acho legal as pessoas terem uma vida mais ativa, mas não gosto nem um pouco quando as pessoas confundem a prova de rua com lazer e levam seus cachorros, filhos no carrinho e bicicleta. Aí os corredores querem passar e tem de ficar desviando das pessoas caminhando, das bicicletas e cachorros, o que faz perder, em média, uns 2 ou 3 minutos nesse zigue-zague.
A corrida acabou se popularizando tanto a ponto de conquistar pessoas que paguem pela corrida, ajudando a patrocinar o evento, apenas para terem o kit de prova em mãos, vestirem a camiseta e ganharem uma medalha no final do percurso. 
Um dia eu ouvi de uma pessoa uma opinião mais ou menos assim: "eu gosto da corrida de rua porque você não compete com ninguém e ainda ganha medalha no final". Oi? Esporte é uma competição saudável e, na corrida, a competição é com você mesmo, seja para se superar, para bater seu recorde pessoal, para reduzir o tempo... Complicado quando a pessoa diz que gosta de estar ali por estar, sem nem se dar conta disso.
Durante o percurso da corrida você vê muita gente andando nos primeiros quilômetros. Termina a prova, ganha medalha, posta foto com hashtag de superação, de mais tantos quilômetros na conta, de melhor tempo, sendo que isso se restringe somente aos finais de semana, porque treino que é bom, nada.
O treino é parte fundamental de qualquer modalidade esportiva. Não existe competição sem treino e preparação. E, qual o orgulho de carregar no peito uma medalha sem o esforço da dedicação, treino e preparação antecedentes à prova?